EESCuderia Mileage

Sustentabilidade, Eficiência e Proatividade são os três pilares que sustentam nossa equipe. Mais do que recordes, buscamos evolução.

Sustentabilidade

Levamos a sustentabilidade como estilo de vida e como uma forma de promover uma melhor convivência da sociedade em nosso entorno.

Eficiência

Investimos na eficiência em todos os âmbitos da equipe, desde o modo como organizamos nossas seções, até a busca por um desempenho cada vez melhor do nosso carro.

Proatividade

O comprometimento de nossos membros com a EESCuderia Mileage se traduz em uma palavra: propósito.

saiba mais

PROPÓSITO

A geração e o compartilhamento de conhecimento, alinhados com uma cultura de colaboração e transparência, representam a base do nosso propósito. Os valores que prezamos constituem nossa identidade, através de um tripé que denominamos SER MILEAGE:

 

SER EFICIENTE

Quando uma organização tem um propósito bem definido, naturalmente desperta o FOCO em seus membros. Com foco, o trabalho torna-se muito mais espontâneo e eficiente. E é isso que tem provocado tão rápida EVOLUÇÃO na EESCuderia Mileage.

 

SER SUSTENTÁVEL

É possuir CONSCIÊNCIA de nossas ações e consequências, buscando sempre minimizar seus impactos negativos, não somente na esfera ambiental, mas também na social, de modo a incentivar uma vida de EQUILÍBRIO, conciliando trabalho, estudo e lazer.

 

SER PROATIVO

É ter vontade de fazer acontecer. É a paixão que nos move em busca de adquirir e compartilhar conhecimento, todos os dias, SEMPRE. Esse pilar é o que sustenta os demais, já que é o que garante a aplicação prática dos valores que prezamos. É o que representa a AÇÃO!

PROJETO

Em construção…

SEÇÕES

O protótipo que a equipe desenvolve corresponde à um triciclo invertido, utilizando duas rodas na parte dianteira e uma roda de tração na parte traseira do veículo. Para projetar o protótipo, a equipe é dividida em seções de projeto e cada grupo é responsável por estudar e desenvolver melhorias visando o aumento da eficiência.

AERODINÂMICA

Responsável pela concepção da carenagem veicular, bem como pela simulação fluídica computacional e análise de resultados, a fim de se otimizar a carenagem do protótipo.

ESTERÇO E FRENAGEM

Responsável pela modelagem computacional, prototipagem e confecção do sistema de direção e freio.

ESTRUTURA

Responsável pela simulação estrutural computacional e consequente análise dos resultados, a fim de se garantir uma estrutura estável e condizente com os esforços sofridos por ela.

MARKETING E RECURSOS HUMANOS

Responsável pela divulgação da equipe, recrutamento e gestão de pessoas, controle financeiro e práticas de endomarketing.

MATERIAIS E COMPÓSITOS

Responsável pela seleção dos materiais baseada em performance estrutural e ambiental, bem como por ensaios mecânicos a fim de se obter dados para a análise estrutural computacional.

POWERTRAIN ELÉTRICO

Responsável pela análise de dados para escolha dos componentes elétricos e eletrônicos, bem como o projeto do controlador do motor.

PROTÓTIPO

Em construção…

SHELL ECO-MARATHON

A Shell Eco-Marathon promove competições de carros supereficientes construídos por estudantes, e tem como principal objetivo incentivar as pesquisas no ramo energético.

As 3 etapas da competição (que acontecem em momentos diferentes nas Américas, Ásia e Europa) são dividas, geralmente, em 6 categorias: gasolina, combustíveis alternativos, diesel, bateria elétrica, hidrogênio e CNG. A disputa também é dividida entre dois tipos de veículo: “prototype”, que prioriza a eficiência do veículo e “urban concept”, que premia os veículos com design mais prático.

São premiadas as equipes que percorrerem a maior distância com a menor quantidade de energia (maior eficiência) e também os projetos com diferenciais de segurança, design e melhor trabalho em equipe.

A competição que a EESCuderia Mileage participará esse ano é a Shell Eco-Marathon Americas (na categoria “bateria elétrica”) que acontecerá entre os dias 27 a 30 de abril de 2017, na cidade de Detroit, nos Estados Unidos. A edição de 2016 contou com a participação de 130 equipes de escolas de ensino médio e universidades, sendo 14 delas na categoria “bateria elétrica”.

Para mais informações a respeito da competição, acesse o site oficial da Shell Eco-Marathon.

RESULTADOS

marca conquistada durante a 10ª MUEE – Maratona Universitária de Eficiência Energética, na qual levamos para casa o título de campeã!

EQUIPE

Nossa equipe é formada por alunos de diversos cursos da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo – EESC/USP. Temos muito orgulho da proatividade de nossos membros e do entusiasmo que manifestam diante do propósito da EESCuderia Mileage, buscando sempre aplicar os valores defendidos pela equipe não apenas durante as horas de trabalho, mas também no dia-a-dia. O que cada um de nós buscamos vai muito além do que é feito na oficina.

Vinícius Costa

Eng. Mecatrônica

Powertrain elétrico

Leonardo Duran

Eng. Mecatrônica

Aerodinâmica

Leonardo Scalon

Eng. Mecânica

Aerodinâmica

Luís Mazini

Eng. Mecânica

Aerodinâmica

Felipe Elsa

Eng. Mecânica

Esterço e frenagem

Octávio Turcato

Eng. Mecânica

Esterço e frenagem

Victor Sato

Eng. Mecânica

Esterço e frenagem

Caio Raimundo

Eng. de Materiais e Manufatura

Estrutura

Hermano Esch

Eng. Mecânica

Diretor geral

Bruna Zambuzi

Arquitetura

Marketing e R.H.

Cristhian Mafalda

Eng. Mecânica

Marketing e R.H.

Elisabet Jhanaú

Arquitetura

Marketing e R.H.

Gustavo Rossi

Eng. Elétrica

Marketing e R.H.

Matheus Ortiz

Eng. Elétrica

Marketing e R.H.

André Conti

Eng. Mecânica

Materiais e compósitos

Guilherme Lahr

Eng. de Materiais e Manufatura

Materiais e compósitos

Mayra Diniz

Eng. de Materiais e Manufatura

Materiais e compósitos

Willian Ramos

Eng. de Materiais e Manufatura

Materiais e compósitos

Carlos Martins

Eng. Mecatrônica

Powertrain elétrico

Flavio Tavares

Eng. Elétrica

Powertrain elétrico

Josias Blos

Eng. Elétrica

Powertrain elétrico

João Guilherme Cabeça

Eng. Mecânica

Powertrain elétrico

Renato Rossini

Eng. Mecânica

Powertrain elétrico

Rodrigo Bonaccorsi

Eng. Mecatrônica

Powertrain elétrico

SEMANA DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Composta apenas por membros da EESCuderia Mileage, a comissão organizadora da SEE (Semana da Eficiência Energética) tem como propósito mostrar para as pessoas, através de todos os principais temas relacionados a eficiência energética, de que é possível (e também necessário) alinhar preservação do meio ambiente com desenvolvimento energético e sustentabilidade.

Os temas abordados no evento citam algumas alternativas que temos com relação ao consumo energético e à sustentabilidade, e algumas de nossas responsabilidades perante o meio ambiente. O nosso objetivo é alcançar pessoas das mais variadas áreas do conhecimento e fazer com que elas pensem “fora da caixa”, causando assim o maior impacto social possível e mostrando que saúde ambiental e desenvolvimento humano podem crescer juntos.

A 1ª edição da SEE aconteceu em setembro de 2016, dos dias 26 a 29, na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) e foi estruturada como uma semana de palestras informativas, dividida em 4 dias temáticos. Além dos professores José Carlos de Melo Vieira Junior, Victor Eduardo Lima Ranieri e João Fernando Gomes de Oliveira convidados para realizar a abertura do evento, contamos com a presença de outros 9 palestrantes:

A 2ª edição da SEE já está sendo organizada e será estruturada para ser um evento ainda mais incrível do que foi no ano de 2016! Acontecerá dos dias 16 a 19 de outubro de 2017. Para mais informações sobre a semana, acesse o site oficial da SEE.

PATROCÍNIO

APOIO

CONTATO

9 + 13 =